Não é de hoje que a logística é uma área de grande importância para as empresas, principalmente no que diz respeito à diferenciação de mercado e a capacidade de agregar valor com a prestação de serviço aos clientes.
Para que as empresas, de fato, tenham a logística como uma área funcional e estratégica é fundamental que os processos dessa área estejam alinhados, sejam eficientes, funcionais e organizados devido a complexidade da cadeia de suprimentos.
Pensando nisso, neste artigo mostraremos as diferenças entre dois importantes conceitos da nova logística: a logística inbound e a logística outbound.
Logística INBOUD, o que é?
A logística inbound trata das atividades relacionadas ao controle de fluxos de materiais nas organizações, gerenciando os processos que se originam nos fornecedores e terminam nas empresas.
Basicamente, a logística inbound cuida das áreas de transporte, armazenamento e entrega dentro das empresas, englobando todas as etapas que ocorrem entre a aquisição de produtos com o fornecedor até a sua entrega na fábrica.
E a logística outbound, o que é?
A logística outbound trata dos processos e atividades que se iniciam após a conclusão dos processos produtivos.
Até porque, uma vez concluídos os processos de produção, as organizações se preparam para as atividades de entrega.
É neste momento que um bom parceiro logístico pode fazer a diferença para a sua empresa, proporcionando a confiança e responsabilidade necessária para realizar a entrega ao seu cliente dentro das tratativas estabelecidas.
Entre em contato conosco e conte com nossas soluções estratégicas em logística internacional para o Mercosul.