O Ministério dos Transportes está atuando com um plano emergencial para assegurar o abastecimento do Rio Grande do Sul, que teve mais de 330 cidades duramente atingidas pelo alto volume de chuvas nos últimos dias. O objetivo é reestabelecer em apenas 48 horas o tráfego em rotas estratégicas, permitindo o acesso da população a itens essenciais.
"Esses caminhos assistenciais são para garantir salvamento e abastecimento do estado, sobretudo com oxigênio e remédio, comida e água, além da chegada de combustível, para não haver outras paralisações nesta crise", afirmou o ministro dos Transportes em reunião com parlamentares. Ele destacou que cerca de R$ 1 bilhão será destinado pelo governo federal à reconstrução de rodovias, complementando o orçamento de R$ 1,7 bilhão já previsto.
Sob coordenação do Ministério, equipes do DNIT, concessionárias e ANTT trabalham 24h por dia para liberar o quanto antes os trechos interditados.
Entre as vias já restabelecidas estão:
- BRs-116/RS, entre Estância Velha a Nova Petrópolis; de Vacaria a Campestre da Serra; e de Caxias a São Marcos
- BR-392/RS, de Santa Maria a Caçapava do Sul, dando acesso ao Porto de Rio Grande
- BR-470, de Carlos Barbosa a Montenegro
- BR-386, ponte sobre o rio Taquari, em Estrela e Lajeado
- BR-290, de Eldorado a Santa Maria e de Eldorado a Porto Alegre
Na BR-158, de Santa Maria a Cruz Alta, o trânsito ocorre apenas com escolta para veículos emergenciais devido aos riscos. Até quarta-feira também serão feitas liberações no Viaduto da Scharlau e ponte sobre o Rio dos Sinos na BR-116/RS.
Com a ação do Ministério, começa a ser normalizada a circulação nas principais rodovias gaúchas, possibilitando o atendimento à população neste momento crítico e evitando o desabastecimento em todo o estado.